Marcio Camargo

Marcio Camargo

Limeira, São Paulo, Brasi

Quer se manter relevante no mercado do futuro? Desenvolva o Repertório Tecnológico!

Para dar sequência à minha percepção em relação às competências do World Economic Forum sobre o Futuro do Trabalho, hoje, trago a sexta habilidade da lista: o Repertório Tecnológico.

Mais do que para ficar, as tecnologias chegaram para se multiplicar.  Resistir é pedir para ser atropelado pela inovação. 

Daqui pra frente, a colaboração entre humanos e máquinas se tornará cada vez mais poderosa, afinal, à medida que a inteligência artificial avança, a integração de assistentes virtuais e ferramentas de automação com profissionais, se torna mais comum e mais assertiva, como um match infalível para a otimização da eficiência e da qualidade do trabalho.

Mas, nem tudo são flores, a tecnologia também apresenta desafios éticos e sociais, como questões de segurança de dados, privacidade e desigualdade digital.

Cabe aos profissionais compreenderem e considerarem essas implicações ao escolher novas soluções tecnológicas, para buscarem, efetivamente, o equilíbrio entre o progresso e a ética.

Por este motivo, os profissionais do presente, que desejam se manter relevantes no futuro, precisam, não só adquirir, como também aprimorar constantemente seu repertório tecnológico.

Como? Se inteirando e se adaptando às ferramentas digitais.

(Acredite, eu, como profissional 50+, sei melhor do que muitos que, na prática, isso não é tão simples como na teoria.)

Afinal, o que é repertório tecnológico?

O repertório tecnológico é uma habilidade que um profissional desenvolve para realizar tarefas e atuar na resolução de problemas de maneira eficaz, sempre utilizando as ferramentas tecnológicas, em conjunto com o pensamento crítico.

Muito mais do que saber como operar computadores ou utilizar softwares específicos, essa competência demanda a familiaridade com diferentes plataformas, o domínio dos algoritmos, a compreensão sobre como cada aparato pode ser utilizado na obtenção de metas e objetivos específicos.

Como desenvolver o repertório tecnológico?

Talvez, a melhor resposta para esta pergunta seja outro questionamento: “Por onde começar”? Para te ajudar nessa missão, sugiro algumas ações simples, mas que devem ser realizadas continuamente.

Acompanhe e veja se faz sentido para você!

Participe de cursos online e plataformas de ensino:

Conheça plataformas como Coursera, Udacity, edX, Khan Academy e tantas outras para descobrir quais cursos e temas são relevantes à sua área de atuação. #Dica: Busque compreender, pelo menos, os princípios de machine learning e inteligência artificial, essas bases tecnológicas podem te deixar com um pezinho no futuro!

Realize projetos práticos:

Aplique seus conhecimentos em projetos reais.

Aprendeu algo? Execute!

Crie um blog, desenvolva um aplicativo simples ou participe de projetos que resolvam problemas reais em sua área de atuação. 

Networking:

Participe de eventos, grupos, fóruns, conferências e meetups relacionados à tecnologia. Esses eventos e comunidades proporcionam oportunidades de networking e permitem que você se mantenha atualizado(a) sobre as últimas tendências. 

Busque mentoria:

Se quiser ir além e se aprofundar em alguma área ou tema específico, procure mentores de tecnologia que possam orientar o seu desenvolvimento. O suporte contínuo e a troca de experiências são excelentes aliados para acelerar o aprendizado.

Cultive uma mentalidade de aprendizado contínuo: A

tecnologia está sempre evoluindo, não fique parado (a), acompanhe! Esteja aberto(a) a aprender novas habilidades e a imergir nas mudanças do mercado.

Trabalhe em equipes multidisciplinares:

Essa é uma ótima maneira de entender como a tecnologia se integra a diferentes campos profissionais e desenvolver uma visão panorâmica das suas milhares possibilidades de aplicações.

Por fim, mas não menos importante: tenha paciência!

Desenvolver um repertório tecnológico sólido requer tempo, esforço e comprometimento. 

Além disso, vale destacar que essa habilidade não é estática, por isso, a adaptabilidade e a vontade de se manter atualizado(a) são fundamentais para o sucesso contínuo.

Espero ter contribuído de alguma forma e estou à disposição para conversar sobre esse assunto.

Sinta-se à vontade para fazer perguntas, sugestões ou complementar o raciocínio nos comentários!

No próximo post, falarei sobre CONFIABILIDADE E ATENÇÃO AOS DETALHES

Até breve!

#futurodotrabalho #skills #softskills #carreira #gestao #liderança #tecnologia #tech #repertóriotecnologico #worldeconomicforum

Posts recentes
Formulário de cadastro
Você será redirecionado ao nosso Whatsapp após preencher o formulário