Marcio Camargo

Marcio Camargo

Limeira, São Paulo, Brasi

As 10 competências do profissional do futuro

Sem dúvidas, as chamadas soft skills já são uma das maiores preocupações na hora de contratar.

Recentemente, o relatório do World Economic Forum trouxe uma atualização das dez competências fundamentais para que os profissionais, das mais diversas áreas de atuação, possam se desenvolver e prosperar nos próximos anos. E, acredite ou não, todas elas são soft skills, que surgem como uma resposta rápida para adequação dos tempos baseados em tecnologia e digitalização.

Em situações onde tarefas rotineiras e repetitivas não só poderão, como, definitivamente, serão automatizadas, o diferencial fica por conta das habilidades humanas, que sempre serão intransferíveis.

Abaixo, deixo um breve resumo sobre cada uma delas.

1. Pensamento analítico:

Como resolver um grande problema? Talvez, decompondo-o em pequenas frações. O pensamento analítico, envolve a capacidade de usar a lógica, a razão e o pensamento crítico para compreender questões complexas e, então, tomar decisões mais assertivas e informadas.

2. Pensamento criativo:

O futuro pede e preza pela originalidade. Só está apto para entrar no jogo e competir quem fugir do clichê. E é aí que entra o pensamento criativo, a capacidade de explorar novas perspectivas, para  ir além das ideias lineares e buscar alternativas que transcendem o óbvio.

3. Resiliência, flexibilidade, agilidade:

Nos últimos dez anos, presenciamos mudanças e inovações até então, inimagináveis. No futuro, elas serão ainda mais velozes e impressionantes. Será preciso lidar com as adversidades, superar obstáculos e falhas com o modo turbo ativado. Flexibilidade, resiliência e agilidade são as chaves para pisar no acelerador.

4. Motivação e autoconhecimento:

Para impulsionar o próprio desempenho, é necessário ter combustíveis que surgem de dentro para fora. A motivação e o autoconhecimento são habilidades fundamentais para definição de metas claras, desenvolvimento da proatividade e busca pelo aprendizado e crescimento contínuo.

5. Curiosidade e aprendizagem:

Mutável e líquido, o futuro reserva prosperidade somente aos profissionais com sede de aprendizado.  Em tempos de experimentos, tentativas, erros e acertos é preciso desenvolver boas doses de coragem e curiosidade para questionar, desafiar suposições, buscar conhecimento constante e absorver ideias vindas das mais variadas fontes.

6. Repertório tecnológico:

Mais do que para ficar, as tecnologias chegaram para se multiplicar. Os profissionais precisam estudar, compreender e se adaptar às ferramentas digitais, desenvolvendo e aprimorando o estoque tecnológico para entender como aplicar cada dose inovação.

7. Confiabilidade e atenção aos detalhes:

Considerando que o os profissionais do do futuro terão que concorrer com pessoas para alcançar seus cargos e com máquinas para mantê-los, competências como precisão, consistência e atenção aos detalhes são cruciais para garantir entregas de qualidade, dentro dos prazos estabelecidos.

8. Empatia e escuta ativa:

Para lidar com pessoas é necessário saber se colocar no lugar delas e compreender as suas expectativas, mesmo sem compartilhar com elas. A sensibilidade, bem como a empatia e a escuta-ativa atuam como um ponto de partida para o estabelecimento de uma comunicação clara e respeitosa.

9. Liderança e influência social:

No universo digital, qualquer pessoa pode ser líder. Seja de uma comunidade, de um tema ou de uma causa. Mas, para isso, é preciso desenvolver a habilidade de tomar decisões, estabelecer comunicação clara, motivar e capacitar outras pessoas, sempre visando o coletivo.

10. Controle de qualidade:

Por fim, a última competência diz respeito à capacidade de realizar verificações precisas e constantes, para identificar problemas ou erros, adotar ações corretivas e assegurar que os produtos, serviços e soluções oferecidas estejam em total acordo com os critérios de qualidade previamente estabelecidos. Falando nisso, e você, o que tem feito para se adaptar e conciliar as suas habilidades com as demandas e constantes transformações?

Como consultor em projetos de transformação cultural e clima organizacional, percebo que o relatório divulgado pelo Fórum Econômico Mundial, sobre as habilidades mais importantes para o futuro do trabalho, reforça minha convicção: a adaptação não é mais uma opção; é uma necessidade vital. 

Nos próximos insights, pretendo me aprofundar em cada uma das habilidades para ajudar, quem tiver interesse em adquiri-las e desenvolvê-las. Perguntas, sugestões, feedbacks e opiniões são sempre bem-vindos nos comentários! 

Um grande abraço e até breve!

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